Alguns Benefícios da Acupuntura!

03/05/2016 16:18

Benefícios da Acupuntura

A acupuntura é uma prática chinesa que consiste no uso de agulhas para estimular pontos específicos relacionados à manutenção do funcionamento adequado do organismo.

1. Acupuntura ajuda a emagrecer

A acupuntura ajuda a emagrecer porque trabalha os pontos e órgãos que estão relacionados direta ou indiretamente ao controle da fome, compulsão alimentar, equilíbrio hormonal e até mesmo aos níveis de glicose no sangue.

Segundo a Medicina Chinesa, o ganho excessivo de peso é causado principalmente por um desequilíbrio entre as funções do baço e do fígado, disfunção essa que deverá ser tratada para que possa ocorrer a perda de peso. Os rins e o sistema endócrino também são tratados, pois são responsáveis pela retenção de líquidos e têm a função de estimular e controlar o equilíbrio hormonal.

Outra maneira de tratar o ganho de peso com a acupuntura e que tem se destacado nos últimos anos é a auriculoterapia, uma técnica que consiste em estimular determinados pontos na orelha para controlar o apetite e que tem se demonstrado tão eficiente quanto as práticas tradicionais.

Um estudo sul coreano publicado na revista Acupuncture in Medicine testou a eficácia de dois tipos de acupuntura auricular na perda de peso. O primeiro deles utiliza somente uma agulha, que no estudo foi colocada na orelha sobre o “ponto da fome” – o ponto associado ao apetite.

O outro tipo de acupuntura utiliza cinco agulhas, que foram aplicadas em cinco pontos da orelha: um deles chamado de Shen Men, e outros ligados ao baço, estômago, sistema endócrino e ao controle do apetite. Durante as quatro semanas de duração do experimento, os 91 voluntários (que apresentavam sobrepeso) foram orientados a manter uma dieta restrita e a não praticar atividade física.

Ao final do estudo, os voluntários que haviam recebido o tratamento nos cinco pontos apresentou uma redução de 6.1% no índice de massa corporal (IMC), enquanto o grupo que recebeu somente uma agulha diminuiu seu IMC em 5.7%.

A acupuntura pode funcionar como uma terapia complementar ao seu programa de perda de peso, mas para surtir o efeito permanente desejado ela deve estar acompanhada de mudanças nos hábitos alimentares e da prática regular de atividade física.

2. Melhora a dor nas costas

A dor nas costas – mais especificamente a dor lombar – ainda é o principal motivo que leva as pessoas a procurarem um acupunturista, o que faz sentido quando pesquisas afirmam que de 70 a 85% da população irá ter pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida.

O uso da acupuntura para tratar a dor lombar é bastante documentando na literatura científica, sobretudo para tratar a dor crônica – que é definida como a dor que persiste por mais de três meses. Um estudo publicado recentemente na Archives of Internal Medicine demonstrou que voluntários que receberam o tratamento com agulhas tiveram uma melhora de 15% nos seus sintomas em relação àqueles que somente receberam medicamento e tratamento com quiropraxia.

3. Reduz o Estresse

Grande parte das pesquisas sobre os benefícios da acupuntura concentra-se nos efeitos da terapia sobre a ansiedade e o estresse. Estudos recentes têm demonstrado que a acupuntura é eficiente neste tratamento porque tem a capacidade de bloquear a produção de hormônios liberados em situações estressantes, como por exemplo o cortisol.

E vale lembrar que, embora seja normal passar por algumas situações estressantes ao longo da vida, o estresse crônico pode levar a uma série de complicações, entre elas problemas cardíacos, depressão e até mesmo o sobrepeso. Sim, o estresse engorda, e em grande parte isso se deve a um aumento na produção de cortisol, um dos hormônios que pode causar acúmulo de gordura.

4. Diminui problemas estomacais

Um estudo publicado por pesquisadores brasileiros concluiu que mais um dos benefícios da acupuntura é aliviar a azia e a má digestão em mulheres grávidas. Durante a pesquisa, um grupo de gestantes recebeu uma combinação de medicamentos e acupuntura, enquanto um segundo grupo foi orientado a fazer modificações na dieta e também recebeu remédios quando necessário.

Ao final do estudo, 75% das gestantes que haviam recebido tratamento com acupuntura relataram uma diminuição da azia e no uso de medicamentos. Já no segundo grupo, somente 44% das mulheres apresentaram os mesmos resultados.

5. Traz alívio para as dores de cabeça

A acupuntura produz um feito anti-inflamatório, analgésico e atua como um relaxante muscular, aliviando tanto a cefaleia como a enxaqueca crônica.

Uma análise de 22 estudos envolvendo o uso de acupuntura para tratar enxaqueca e dores de cabeça causadas por tensão muscular demonstrou que a terapia com agulhas foi capaz de prevenir a evolução das dores para dores crônicas. A terapia também se mostrou eficiente no alívio de dores de cabeça que já eram crônicas antes do início do tratamento.

6. Diminui a ansiedade e sintomas de depressão

A acupuntura ajuda a melhorar alguns transtornos emocionais porque trabalha alguns pontos relacionados à produção de hormônios do bem estar, como a endorfina e a serotonina. A técnica também leva ao relaxamento e a um equilíbrio no fluxo de energia, o que diminui a ansiedade e melhora alguns dos sintomas relacionados à depressão.

7. Acelera a recuperação de lesões

Existem pontos específicos de acupuntura que podem aumentar a circulação, reduzir a inflamação e diminuir a formação de cicatrizes, diminuindo o tempo de recuperação das lesões e até mesmo de alguns tipos de cirurgia.

Por esses benefícios da acupuntura, muitas equipes esportivas profissionais contam com um acupunturista entre seus profissionais de saúde, já que a técnica pode contribuir para uma melhor recuperação e um rápido retorno do atleta às suas atividades.

8. Alivia os sintomas de TPM

Para quem sofre com cólicas, inchaço, mau humor e dores de cabeça durante o período pré-menstrual, a acupuntura pode ser de grande auxílio, pois ajuda a regular o sistema nervoso e endócrino, além de melhorar o funcionamento do fígado – todos eles ligados à TPM.

Acupunturistas recomendam um tratamento com oito ou dez sessões, sendo em geral uma por semana. Se houve melhora dos sintomas, a recomendação é fazer a manutenção mensal do tratamento, com uma sessão na semana anterior à menstruação.

9. Reduz os efeitos colaterais da Quimioterapia

Alguns dos sintomas associados ao tratamento do câncer com quimioterapia – como febre, náuseas, depressão, boca seca, constipação, diarreia e suor noturno – podem ser minimizados com sessões paralelas de acupuntura.

10. Trata diversos tipos de dores

Além das dores nas costas, os benefícios da acupuntura também abrangem outros tipos de dor crônica e aguda, como artrite, dor no túnel do carpo, cólica menstrual, dor no pescoço, fascite plantar, dor no joelho, tendinite, entre outras. Como já vimos, isso deve-se ao fato da acupuntura trabalhar determinados pontos com estagnação de energia e restabelecer o equilíbrio do organismo, diminuindo inflamações e aliviando tensões musculares.

Asma, alergias, sinusite e rinite também são algumas das condições que comprovadamente podem ser tratadas através de sessões de acupuntura.

 

11. Alternativa para tratar síndrome dos ovários policísticos

Um estudo feito na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, concluiu que a síndrome do ovário policístico (SOP) pode ser aliviada pelo uso da acupuntura e de exercícios físicos. Durante a pesquisa, um grupo de mulheres com SOP recebeu eletroacupuntura (técnica na qual as agulhas são estimuladas por uma corrente elétrica de baixa intensidade) regularmente por quatro meses. Como resultado, elas tiveram o ciclo menstrual e os níveis hormonais regularizados.

Mulheres com ovários policísticos não ovulam normalmente – o que pode levar à infertilidade e aumentar o risco de obesidade, de desenvolvimento do diabetes tipo 2 e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

12. Alivia sintomas da menopausa

A diminuição dos níveis de estrogênio é a responsável pelos calorões que incomodam muito as mulheres na fase da menopausa. Se você está passando por isso, saiba que as agulhas podem aliviar este indesejado sintoma da idade.

A acupuntura tem um efeito sobre as estruturas do cérebro que coordenam as funções hormonais. Ao estimulá-las, a terapia não só combate os fogachos como melhora a ansiedade, o sono e a secura vaginal.

Qual a duração do tratamento?

Como se trata de um tratamento natural e individualizado, a frequência e quantidade das sessões irá depender da complexidade de sua condição e sua resposta ao tratamento. No caso específico da acupuntura para emagrecer, o tratamento com auriculoterapia costuma ter duração de 10 sessões, mas isso deverá ser decidido pelo seu acupunturista após sua primeira visita ao consultório.

O mesmo vale para o tratamento com acupuntura para melhorar dores crônicas e agudas. Algumas pessoas sentem um grande alívio nas dores já na primeira consulta, enquanto outras necessitam de mais sessões. Em geral, dores agudas exigem menos visitas que dores crônicas, e o problema costuma ser resolvido em 8 ou 10 sessões.

 

Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-da-acupuntura-para-boa-forma-e-saude/

http://www.dicasdemulher.com.br/acupuntura-10-beneficios-surpreendentes-para-sua-saude/