Reflexologia

 

Reflexologia é a prática de estimular pontos específicos localizados nos pés e nas mãos sendo, ao mesmo tempo, uma terapia preventiva e curativa. Estes pontos têm localizações próprias e ao serem estimulados agem reflexamente sobre o órgão que lhes corresponde. Esta técnica para além de promover o relaxamento geral, é fonte de saúde e bem-estar.

 

A Reflexologia plantar ou Reflexologia dos pés, é considerada uma forma de terapia que procura tratar o indivíduo como um todo e exige de quem a pratica, habilidade e bases técnicas precisas. A planta dos nossos pés, apresenta-se para o terapeuta de Reflexologia como um mapa, com “estradas e caminhos próprios”.

 

Ao conhecer exatamente os pontos e as localizações dos órgãos na planta do pé, o terapeuta sabe avaliar o estado em que se encontram os órgãos internos, prevenir doenças e promover o equilíbrio energético.

 

Para os chineses todo o nosso corpo está representado na planta dos nossos pés. A planta do pé direito reflete os órgãos do lado direito, e a planta do pé esquerdo os órgãos do lado esquerdo; a cabeça está representada ao nível do dedo grande do pé.

 

COMO ATUA A REFLEXOLOGIA?

 

A EXPLICAÇÃO NEUROFISIOLÓGICA: atribui as ações reflexas a estímulos nervosos; ou seja ao manipularmos um ponto ao nível da planta do pé esse estímulo é recebido pela espinal medula, enviado ao cérebro que comanda a ordem ao órgão correspondente.

 

QUAIS OS RESULTADOS DE UMA SESSÃO E REFLEXOLOGIA?

 

§  Aumenta a circulação sanguínea;

§  Promove o relaxamento local e geral;

§  Restaura o fluxo energético;

§  Estimula o funcionamento saudável dos órgãos internos;

§  Reduz estados de dor;

§  Diminui o stress;

§  Alivia estados de ansiedade;

§  Melhora a qualidade de vida;

§  Restaura o sono;

§  Estimula a flexibilidade;

§  Muito benéfico para o desenvolvimento das crianças;

§  Estímulo para pessoas com deficiência;

§  Cuidados paliativos para doentes ou acamados;

§  Valiosa forma de diagnóstico, pois sabendo a correta localização dos órgãos reflexos temos a possibilidade de tratar de forma reflexa um sintoma.

 

Fonte: Artigo: podo-reflexologia http://ean.pt/?s=artigos&v=artigo&a=21